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Vender mais ou vender melhor?

Não há empresa que na queira vender mais. Vender mais significa ser mais aceito, ser mais popular, ter seu faturamento expandido.

Será mesmo? Será que ao vender mais o faturamento – e o lucro $ – da empresa também crescerá?

Infelizmente, essa relação não é verdadeira. Vender mais significa mais esforço, mais dedicação, mais produto. Mas também pode significar mais prejuízo, mais dor de cabeça, mais contas para pagar.

O processo de venda é complexo e envolve informação para um bom planejamento de ações, que trabalhará várias frentes. Conhecimento da concorrência, de fornecedores, do perfil de cliente, de precificação, de logística, de atendimento, de comunicação.

Na maioria das vezes, a empresa busca ampliar as vendas porque não está dando conta de pagar suas obrigações e ter lucro. Assim, vê no aumento das vendas a solução para os problemas. Mas a solução pode ser outra.

Vender mais ou vender melhor?
Vender mais ou vender melhor?

Olhar para dentro da empresa, conhecer sua realidade, levantar dados sobre vendas, produtos, clientes, para gerar informações para tomada de decisão. Qual decisão? A de vender melhor.

Vender soluções e não produtos ou serviços. Tirar do portfólio o que não interessa mais ao cliente. Fazer parcerias com os fornecedores. Investir no treinamento da equipe. Conhecer seu cliente. Fazer a empresa render mais com menos – ganhando qualidade, agilidade, potência e diferenciação.

Qual a avaliação das vendas da sua empresa? Quanto vende por canal de distribuição? Por vendedor? Qual seu ticket médio? Seu prazo de entrega? Suas formas de pagamento? Entrega o que o cliente quer? Quanto ela faz com cada real investido?

Por Patricia Favorito Dorfman

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